Atendimento clínico
A música como linguagem, o brincar como terapia, o desenvolvimento como consequência ♡
Atendimento musicoterapêutico individual para bebês e crianças. Intervenção precoce humanizada que respeita o tempo e o corpo das infâncias e dos adultos que delas se ocupam, indicado para crianças com T21, dentro do espectro autista, com paralisia cerebral, atrasos na fala, em situação de risco psíquico, que vivenciaram situações de violência, trauma e que enfrentam demais desafios no desenvolvimento.
As sessões são lúdicas e envolvem momentos de brincadeiras musicais, trabalho vocal e de linguagem, canto, atividades motoras, de escuta e exploração de instrumentos, fontes sonoras, livros, brinquedos e materiais diversos, atendendo a diferentes objetivos terapêuticos.

Benefícios
Como a musicoterapia atua?
Musicoterapia é a utilização da música e seus elementos - som, silêncio, ruído - como ferramenta terapêutica para a conquista de objetivos não musicais, promoção de saúde, manutenção e reabilitação das habilidades psicomotoras, socioemocionais, psíquicas e do desenvolvimento em geral, no contexto de uma relação paciente-terapeuta. É uma área de grande abrangência de intervenção, que opera em muitos domínios do desenvolvimento humano, sendo essencial em equipes multidisciplinares.
As diferentes dimensões da experiência musical como cantar, dançar, tocar um instrumento, e até mesmo escutar ativamente uma canção, estimulam diferentes áreas cerebrais, responsáveis por diferentes competências como memória, linguagem, comunicação, relacionamento interpessoal, funções motoras, autorregulação, entre outras. Com um enfoque específico e manejo clínico correto, esses estímulos musicais promovem a neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro de realizar novas conexões neuronais, mesmo quando há um dano cerebral. A partir de intervenções constantes, a médio e longo prazo, os efeitos do atendimento clínico ultrapassam os limites do consultório e se estendem em outras esferas da vida dos indivíduos, que integram os benefícios conquistados na terapia em seu cotidiano, alcançando maior qualidade de vida, bem-estar, autonomia e construindo uma boa imagem de si mesmos e de suas capacidades.
A escuta é a base da experiência musical e é também da musicoterapia. Escutar os sujeitos, segundo Pelizzari (2011), implica em dar dignidade ao discurso das pessoas, transformando-os, através dos recursos sonoros, em ações de mudança e empoderamento. Escutar um sujeito, grupo ou comunidade é o primeiro passo para compreender seus processos de subjetivação, desafios e valores, e é a partir desta escuta que se inicia a construção o vínculo afetivo, alicerce não só da relação terapêutica, mas de todas as relações humanas.
Atendimento humanizado
Confiar na competência das crianças
Um dos sentimentos mais importantes que toda criança precisa nutrir em si é a autoconfiança e a consciência de que é estimada e valorizada por quem ela é, especialmente crianças com desenvolvimento lento ou diferente, que já enfrentam uma série de desafios no processo de subjetivação e de crescimento, assim como seus familiares.
A clínica com enfoque pikleriano valoriza a presença no lugar da pressa, incentiva a conquista da autonomia a partir da iniciativa da própria criança e não do condicionamento ou do treinamento do adulto, enaltecendo o que a criança já faz ao invés de antecipar etapas que estão além do seu estágio de amadurecimento, colocando-as em situações que não dominam, fazendo com que se sintam constantemente incapazes e dependentes.
Oferecer um acompanhamento humanizado é criar espaço de escuta e de construção das relações de cuidado, respeito ao tempo, ao corpo e ao ritmo individual, a valorização da autonomia e, mais do que nunca, apostar na competência dos bebês e das crianças, apoiando-os na construção de uma imagem positiva sobre si e sobre suas capacidades, para além de qualquer condição ou diagnóstico.

A Lígia é uma profissional incrível e diferenciada pelo seu conhecimento técnico e também pela delicadeza com que atendia meu filho Wagner. Ele amava as sessões e contribui muito para o desenvolvimento da linguagem, aprimoramento do gosto por música , melhora da atenção e do raciocínio, como ele é autista, essas habilidades foram conquistadas com muita terapia e a musicoterapia ajuda demais!!! Parabéns Lígia pelo seu espaço e que você possa ajudar muitas crianças e famílias com seu belo trabalho! Beijos . Ludmila e Wagner.
Ludmila P.
mãe do Wagner, 8 anos
Desde os três meses do nosso filho, a Lígia faz parte da nossa história. A musicoterapia foi (e é) muito mais do que estímulo: para o Antônio, foi conexão, expressão e fortalecimento. Cada conquista dele reflete o seu olhar embasado, sensível e acolhedor. Somos imensamente gratos pelo profissionalismo, respeito e carinho com que conduz esse trabalho tão transformador. Ter você conosco faz toda a diferença!
Aline M.
mãe da Antônio, 7 meses
Meu filho simplesmente é apaixonado pela Lígia e por tudo que ela propõe. Foi na Musicoterapia que ele cantou antes mesmo de falar e falou pela primeira vez, o que nos emociona até hoje, só de lembrar. Resultados que demoram a aparecer nas demais terapias, na musicoterapia parece mágica, talvez por ser sempre a partir de músicas e brincadeiras, que o Nick ama. É uma das únicas terapias que meu filho não chora pra entrar e na verdade, as vezes chora pra sair e isso vale muito pra nós, por isso recomendamos o trabalho excepcional da Lígia.
Fernando R.
pai do Nicholas, 3 anos
O que diz a ciência
No Brasil e no mundo
Pesquisas comprovam a eficácia da musicoterapia na neurorreabilitação, com melhorias significativas na linguagem, comunicação, atenção compartilhada, controle de impulsos, habilidades motoras, relacionamento interpessoal, entre outros domínios do neurodesenvolvimento e funções executivas. Além disso, atua no sistema hormonal, promovendo a liberação de dopamina e serotonina, e reduzindo os níveis de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse.
Na relação pais-bebês, favorece o bem-estar individual e na relação, melhora a autorregulação e a qualidade do sono, reduz a frequência cardíaca, promove ganho calórico, a sucção e prolonga o tempo de amamentação, além de reduzir a percepção de estresse dos cuidadores.
A musicoterapia é uma importante aliada na intervenção precoce: por ser uma terapia de fácil adesão, lúdica e envolvente, facilita o engajamento nas propostas, ampliando as possibilidades de aproveitamento e os benefícios do processo terapêutico.
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No brincar, e somente no brincar, que o indivíduo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral
D. W. Winnicot
Como funciona
Investimento, vaga social e demais informações
Atendimento semanal com 40 minutos de duração. Bebês e crianças devem estar acompanhados de um adulto de referência e algumas intervenções são direcionadas a dupla adulto-bebê.
Investimento
R$ 250/hora ou
R$ 900 mensais
Há vagas sociais para pessoas negras, indígenas, homoafetivas e de transidentidades, profissionais da saúde e educação da rede pública, refugiados ou em situação de vulnerabilidade social. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição ou em caráter de urgência. Entre em contato para mais informações ♡
Local
Pça. Senador José Roberto Leite Penteado, 490 - Sala 2.
Alto da Lapa, São Paulo/SP
Bônus
Pacientes regulares ganham desconto na mensalidade dos grupos de Vivências Musicais, de Brincadeira Livre para bebês e demais eventos no espaço. Incluso também eventuais reuniões coletivas de orientação para familiares sobre temas como desfralde, desmame, sono, organização dos espaços, brincar e motricidade livres entre outros assuntos pertinentes à comunidade.
Consulte os horários disponíveis :)
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Sobre a profissional
Ligia Fiocco é musicoterapeuta, musicista e educadora especialista em relação pais-bebê e primeira infância. De orientação psicanalítica e pikleriana, é pesquisadora da cultura tradicional da infância e dos benefícios da música no desenvolvimento humano, especialmente na relação materno-infantil e na intervenção oportuna em bebês com sinais de risco. Há cerca de 15 anos atua com projetos para gestantes, bebês e crianças com objetivos clínicos, artísticos e pedagógicos em contextos públicos e privados, além de oferecer formação e acompanhamento para profissionais da infância e da atenção ao parto.
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