top of page

Entre Cantos

Encontros para cantar, brincar, fortalecer vínculos e aprender a confiar nas competências do bebê ♡

Música e brincadeira livre em um espaço seguro para troca de experiências, cantigas e afetos. Acompanhamento dos primeiros anos de vida do bebê e de orientação aos familiares e cuidadores através de experiências musicais significativas que incentivam o fortalecimento dos vínculos afetivos, o brincar autônomo e o desenvolvimento global: um convite para desacelerar, observar e se conectar com seu você e seu bebê.

Vem conhecer ♡

 

Cópia de Cópia de DSC_1423.jpg

& colos

mãe segurando bebê no colo sentada sobre almofadas com bolinhas de massagem ao redor. Desenvolvimento infantil, experiência sensoriais e brincadeiras musicais em família

A canção de ninar cuida não apenas do adormecer das crianças, mas dos sentimentos dos cantadores

Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado

Sobre os encontros

Objetivos, metodologia, repertório e materiais

O principal objetivo é engajar o grupo na experiência musical e desenvolver a musicalidade inerente de cada um, criando condições para que se tornem receptivos ao ambiente sonoro, à música, à fala do outro e à escuta de si próprio através de propostas que incentivam a interação entre os participantes por meio de brincadeiras musicais, cantigas, brincos e parlendas; expressão corporal e vocal; exploração de instrumentos musicais, fontes sonoras, brinquedos e demais elementos; assim como momentos de escuta e relaxamento.

Enquanto os bebês brincam livremente pelo espaço, exploram materiais e interagem entre os demais, os adultos são convidados a adotarem uma postura de participação, presença e disponibilidade, porém, sem intervir no brincar dos bebês, abrindo espaço para o  movimento livre, o brincar autoiniciado, resolução de problemas e até a mediação de conflitos pelas próprias crianças. Entre cantos & colos, a partir da observação compartilhada dos bebês, iremos refletir sobre nosso estado de presença e sobre como apoiar o seu desenvolvimento, com discussões e orientação sobre os momentos de cuidados, brincar e movimento livres, organização do espaço e seleção de materiais, desfralde, comportamentos desafiadores entre outros temas pertinentes a partir de conversas e compartilhamento de textos, indicação de leitura e espaço sempre aberto para escuta e trocas coletivas.  

O repertório é inspirado em uma das maiores riquezas da cultura brasileira: a Música Tradicional da Infância e a Cultura Popular. Trabalharemos com os ciclos festivos da cultura popular brasileira - ciclo carnavalesco, junino e natalino - além de passearmos por composições de mestres e mestras da cultura, artistas contemporâneos e o que mais surgir do interesse do grupo. Instrumentos musicais e fontes sonoras de diferentes timbres, texturas, origens e formas de articulação; livros, brinquedos e materiais não estruturados que possibilitam a exploração e investigação livre dos bebês e crianças, adequados às necessidades de cada faixa etária, sempre priorizando materiais naturais e de qualidade.

Começamos as aulas com a Lígia quando a Sara tinha um aninho e meio, no início de 2019. Foram muitos encontros explorando os instrumentos, novos sons e ritmos, socialização e descobertas lúdicas. Mesmo na pandemia, um tempo muito dificil para todos, a Lígia aparecia online para alegrar nossos dias isolados, fazendo nossa atenção musical e cultural despertar. A forma de lidar com as crianças curiosas sempre com paciência e muito afeto criou laços e conexão que são lembrados até hoje.
Consideramos que a musicalização infantil um marco, um despertar musical que gerou impactos que se propagam com o crescimento e amadurecimento da criança, pois os sons e ritmos, interesse sobre percussão e bateria, flauta doce, piano se fazem presentes diariamente.

Thelma L.

mãe da Sara, 9 anos

Adoramos! A música é muito importante para o desenvolvimento dos bebês e desde cedo procuramos um espaço acolhedor e musical, mas encontramos mais do que isso! Lígia é uma especialista com profundo conhecimento sobre bebês e tudo o que aprendemos vai além da música, mas também dos cuidados, da organização dos brinquedos em casa, sobre o desenvolvimento motor do Bento e tantas coisas. As oficinas são muito gostosas até pra gente que é adulto, cantar, brincar e curtir com nosso filho, coisa que não tenho muito tempo e antes nem sabia como. Hoje em dia a música faz parte das nossas vidas e rotina diária, recomendo muito o trabalho e o novo espaço da Lígia que está encantador assim como ela! 

Laura F.

mãe do Bento, 19 meses

Ligia é uma professora de música incrível que tem um talento natural para se conectar com crianças pequenas. Minha filha começou aulas em grupo com ela quando tinha apenas um ano de idade e continuou por mais de um ano. Ligia sempre criou um ambiente acolhedor e envolvente que ajudou a nutrir o amor da minha filha pela música. Ela é muito paciente e criativa e torna cada sessão divertida. Recomendo sinceramente a Ligia a todos os pais que procuram um professor de música atencioso e inspirador para seus filhos.

Galina P.

mãe da Gabriella, 4 anos

Porque Participar?

Benefícios para bebês - e adultos também :)

A experiência musical proporciona diversas formas de exploração e de expressão - vocal, corporal, instrumental e do imaginário - atuando como mediadora das relações emocionais. Promove as habilidades neurocognitivas, psicomotoras, socioemocionais e do desenvolvimento em geral, tendo o exercício da escuta e a sensibilidade artística como proposta integradora. Além disso, a experiência musical fortalece a construção de vínculos afetivos saudáveis entre o bebê e seu cuidador referência, atuando como importante ferramenta de prevenção e promoção de saúde e desenvolvimento global. 

Bebês criados em motricidade livre apresentam maior consciência corporal, prudência nos movimentos, coordenação motora, equilíbrio e propriocepção. O brincar livre promove a autonomia, autoconfiança e autoestima das crianças ao permitir que façam suas próprias descobertas e desenvolvam habilidades para resolver conflitos e desafios, construindo uma imagem positiva de si mesmas e de suas competências. 

 

A observação de bebês brincando e interagindo livremente possibilita a detecção de sinais de risco no desenvolvimento e possibilidade de intervenção oportuna e encaminhamento especializado. Já entre os adultos, inaugura-se um espaço de escuta, acolhimento e orientação sobre os benefícios da música e do brincar nos primeiros anos de vida. 

A infância a música o amor a vida oaisdalmfa~sdighasdg piriripopipopo

mãos de duas crianças tocando pandeiros pequenos. Vivência que oportuniza musicalidade, desenvolvimento infantil, habilidades neurocognitivas, funções executivas

Se a humanidade tem futuro, ela vai retomar por aí: pela infância. Brincar é o maior exercício de liberdade que podemos ter. Levar a brincar é uma tarefa inadiável. A cultura da criança é a cultura da alma

Lydia Hortélio

Como funciona

Investimento, vaga social e demais informações

Encontros regulares e semanais de 90 minutos, em grupo de no máximo 8 e no mínimo 4 bebês, que devem estar acompanhados de um adulto de referência. 

Horários

Toda quarta feira

Manhã - 9h30 às 11h 
Tarde -14h às 15h30

Investimento

​​​R$ 320/mês  

​*Há vagas sociais e afirmativas para pessoas negras, indígenas, casais homoafetivos e de transidentidades, profissionais da saúde e educação da rede pública, refugiados ou em situação de vulnerabilidade social. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada ou em caráter de urgência. Para se candidatar ao atendimento social, entre em contato.

Local

Pça. Senador José Roberto Leite Penteado, 490 - Sala 2

Alto da Lapa, São Paulo/SP

Bônus
Inscritos regulares ganham desconto na mensalidade nos grupos de Brincadeira Livre e nos demais eventos que acontecerem no espaço. Incluso também eventuais reuniões coletivas entre os familiares sobre temas como desfralde, sono, brincar livre, música, e demais assuntos pertinentes à comunidade.

dois bebês sentados sobre tapete de palha enquanto exploram violão e outros elementos como bolinhas de massagem e tecidos durante vivência musical para famílias. Musicalização e sensibilização musical, abordagem pikler, vinculo e atividades para interação entre pais e filhos

Gostou?

Compartilha com quem que vai gostar também ♡

Mulher amarela de pele clara, cabelo e olhos castanhos. Vestida de regata preta, turbante azul, segura um pandeiro em frente ao rosto, com vegetação ao fundo. Musicoterapia, educação para famílias gestantes, com bebês e crianças pequenas. Música, musicoterapia, abordagem pikler, montessoriana, waldorf, antroposófica

Sobre a profissional

Ligia Fiocco é musicoterapeuta, musicista e educadora especialista em relação pais-bebê e primeira infância. De orientação psicanalítica e pikleriana, é pesquisadora da cultura tradicional da infância e dos benefícios da música no desenvolvimento humano, especialmente na relação materno-infantil e na intervenção oportuna em bebês com sinais de risco. Há cerca de 15 anos atua com projetos para gestantes, bebês e crianças com objetivos clínicos, artísticos e pedagógicos em contextos públicos e privados, além de oferecer formação e acompanhamento para profissionais da infância e da atenção ao parto. 

Alguma dúvida?

© 2025 ligia fiocco · todos os direitos reservados

bottom of page