Vez e Voz
Voz que acolhe o corpo, embala o parto e a relação com o bebê ♡
Programa de Musicoterapia pré-natal: saúde, bem-estar e comunicação afetiva entre mãe e bebê por meio de experiências musicais centradas na voz e no corpo.
A experiência musical promove um espaço seguro e convida à autoexpressão e à partilha dos sentimentos vivenciados pelas famílias, criando uma rede de apoio entre os participantes.
Devido à estreita relação entre boca e períneo, a prática vocal contribui para a consciência corporal e respiratória durante a gestação, sendo um método natural para alívio da dor no parto.
Os sons gerados pelo corpo materno chegam ao bebê como um convite para a comunicação afetiva que se inicia antes mesmo do nascimento.
.jpg)
Sobre os encontros
O que faremos
Os encontros são um espaço de escuta e autoconhecimento, sem necessidade de experiência musical prévia, já que a música, a voz e o canto são usados como ferramenta terapêutica e não estética - a voz materna sempre será bálsamo para o bebê e âncora para o seu corpo. Por meio práticas sonoras, vocais e musicais simples e acessíveis, cada gestante descobre na sua própria voz um recurso poderoso de autocuidado, conexão com o bebê de preparação para o parto.
Algumas das práticas:
- Exercícios vocais, de concentração e de respiração
- Posturas e utilização do rebozo
- Repertório de canções
- Exploração de instrumentos musicais
- Massagens e relaxamento
- Espaço para conversa e partilha
Todas as práticas são pensadas e adaptadas para a gestante que vier sozinha ou acompanhada, portanto, acompanhantes são bem-vindos

o grupo "Vez e Voz" me fez olhar para esse meu instante da gestação, meu corpo, movimentos do meu bebe, de maneira muito profunda, sensivel, confortavel e íntima. contribuiu para que eu olhasse para a ferramenta da voz como uma importante aliada no processo de trabalho de parto, fazendo diferença na respiração, percepção pelvica e em como o corpo todo ressoa junto! eu recomendo demais, contribuiu muito para um olhar, auto cuidado e aprendizado nessa jornada de gestar e parir! (e a Ligia é uma profissional incrível de potente e afetuosa!)
Priscila F.
mãe da Olga, 38 semanas de gestação
Eu quis participar do projeto Vez e Voz para ter uma conexão com o bebê musicalmente. Mas o projeto foi além disso. Ele proporciona uma conexão não só com o bebê, mas conosco: com nosso corpo e mente. Nós ajudando tanto nessa fase de gestação quanto nos ensinando o que podemos fazer no momento do parto.
Letícia F.
mãe do João, 22 semanas de gestação
O programa Vez e Voz é um deleite só! A proposta tem alma, abre brecha para trafegarmos, pela via das sonoridades, por diversos espaços de nossa existência. Acessamos memórias, sentires oníricos, sensações corpóreas de ordens diversas. Toda essa matéria, a de cada um e a que é tecida coletivamente, é manejada com muito cuidado e delicadeza por Ligia. Seu preparo técnico é notório, assim como o investimento no programa que é muito bem elaborado, com uma proposta consistente. Mas, para além disso, há um cuidado no trato que transborda e torna o ambiente um aconchego só, dando margem para que a gente explore nossa voz e potencialidades, brinque, esteja presente. Estar nessa experiência foi como embalar na rede distraidamente, cantarolando a vida. Coisa gostosa de viver. Da parte de cá, agradecemos muito.
Marina D.
mãe do Pedro, 37 semanas de gestação
Os benefícios
Pra você e seu bebê
A prática vocal durante a gestação favorece a consciência corporal e respiratória, provendo momentos de relaxamento e concentração. Além disso, a experiência musical facilita o acesso a conteúdos emocionais profundos e estimula a autoexpressão, fortalecendo também o vínculo com outras gestantes e criando um espaço seguro de partilha e apoio mútuo, além da comunicação com o próprio bebê na barriga, que escuta e reconhece a voz materna a partir da 36ª semana.
Durante o trabalho de parto, especialmente na fase do expulsivo, a voz torna-se um importante recurso natural para o alívio da dor: a abertura do maxilar e a vibração sonora auxiliam no relaxamento corporal e na abertura do canal vaginal, tornando também a respiração diafragmática mais fluída. Após o nascimento, a voz é referencial de conforto para o bebê e para o corpo que gestou, inaugurando a relação com a música e o amor através de cantigas de afeto.
A musicoterapia, em qualquer fase da vida, promove a liberação de hormônios relacionados ao prazer e bem-estar e reduz os níveis de cortisol. Em recém-nascidos há melhora do sono, a amamentação, ganho de peso e promove o desenvolvimento global; nos familiares, observa-se a redução da percepção do estresse.
A infância a música o amor a vida oaisdalmfa~sdighasdg piriripopipopo

A mulher que em seus exercícios preparatórios pratica cantar e falar as vogais o mais perfeitamente possível, irá trabalhar intensamente com os lábios e com a boca, o que também - misteriosamente, mas, sem dúvida - tem um efeito definitivo sobre o colo do útero, que se alarga de forma supremamente harmônica e suave sob a influência dos exercícios, no mínimo, fazendo as contrações serem menos doloridas
Frederick Leboyer
Como funciona
Investimento, vaga social e demais informações
Ciclo de encontros indicado para gestantes em qualquer fase da gestação e acompanhantes são muito bem-vindos. Não é necessário ter conhecimento musical prévio para participar.
Datas
Os grupos acontecem ao longo do ano, fique atenta para as próximas datas
ou se inscreva na lista de interesse para garantir a sua vaga :)
Investimento
R$ 350
Local
Praça Senador José Roberto Leite Penteado, 490 - Sala 2.
Alto da Lapa, São Paulo/SP
Há vaga social para pessoas negras, indígenas, homoafetivas e de transidentidades, profissionais da saúde e educação da rede pública, refugiados ou em situação de vulnerabilidade social. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição ou em caráter de urgência. A inscrição da vaga é feita diretamente pelo formulário, mas podemos conversar também ♡
-
Bônus
Inscritos ganham desconto na 1ª mensalidade dos grupos de Vivências Musicais e de Brincadeira Livre para bebês e cuidadores, se quiserem retornar com os bebês nascidos ~
Gostou?
Compartilha com quem vai gostar também ♡

.jpg)
Sobre a profissional
Ligia Fiocco é musicoterapeuta, musicista e educadora especialista em relação pais-bebê e primeira infância. De orientação psicanalítica e pikleriana, é pesquisadora da cultura tradicional da infância e dos benefícios da música no desenvolvimento humano, especialmente na relação materno-infantil e na intervenção oportuna em bebês com sinais de risco. Há cerca de 15 anos atua com projetos para gestantes, bebês e crianças com objetivos clínicos, artísticos e pedagógicos em contextos públicos e privados, além de oferecer formação e acompanhamento para profissionais da infância e da atenção ao parto.
Alguma dúvida?
















